A Fundação Voith abre uma janela para o futuro
A Fundação Voith Brasil foi fundada em 2004. Desde então, administra os investimentos sociais da Voith no País e coordena as iniciativas de responsabilidade social e voluntariado interno da empresa. Esses esforços estão focados em promover a inclusão sociocultural da comunidade que vive no entorno da fábrica da Voith no bairro do Jaraguá, em São Paulo.
A missão da Fundação Voith Brasil se alinha ao objetivo da Voith de desenvolver tecnologias sustentáveis para as gerações futuras, apoiando e implementando programas que ofereçam educação profissionalizante e aproximem crianças e adolescentes da arte, da cultura e do meio ambiente. Combinados com iniciativas locais de assistência social, esses projetos já beneficiaram, direta ou indiretamente, milhares de pessoas nos últimos 18 anos.
A Fundação patrocina diversos projetos sociais.
Entre eles, estão:
O projeto “A Música Venceu”, da Fundação Bachiana, foi idealizado pelo maestro João Carlos Martins. Atualmente, a iniciativa conta com cerca de 40 alunos que estudam na Escola Estadual Friedrich von Voith, localizada no bairro do Jaraguá, zona noroeste da capital paulista, e já rendeu diversos frutos para a comunidade. Totalmente gratuitos, os encontros acontecem na própria E.E. Friedrich von Voith duas vezes por semana, oportunidade em que os alunos têm contato com violinos e seus primeiros acordes.
Confira o recado que o maestro João Carlos Martins deixou para a Voith e seus alunos aprovados no concurso da EMESP.
Foto: Parte dos alunos do projeto “A Música Venceu” com o anterior CEO mundial da Voith, Dr. Toralf Haag.
O Formare Voith oferece a jovens do Ensino Médio de escolas públicas da região do Jaraguá, zona oeste de São Paulo, a oportunidade de iniciação professional, com certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O Formare Voith teve Desde 2006, já formou centenas de jovens para o mercado de trabalho e que hoje atuam no Grupo Voith e em outras empresas. As aulas são ministradas por Educadores Voluntários, o que visa estimular o voluntariado dos colaboradores do Grupo.
Foto: 15a Turma do Formare (2022). Aulas realizadas em modelo híbrido.